Publicado em

O que são arquétipos?

arquétipos

A palavra arquétipo é muito presente nos estudos oraculares, mas qual a origem e o que realmente significam os arquétipos?

Origem

Arquétipo é um conceito da psicologia consolidado por Carl G. Jung, psiquiatra suíço e fundador da psicologia analítica. Para Jung, os arquétipos estão no inconsciente coletivo e por isso são percebidos de maneira similar por todos.

As origens da hipótese arquetípica datam de Platão. Alguns filósofos também traduzem o arquétipo como “essência”, formas mentais puras que foram impressas na alma antes de nascer no mundo.

Para Jung, arquétipo é uma espécie de imagem primordial incrustada no inconsciente coletivo da humanidade, como uma herança psicológica. Ou seja, são o resultado das experiências dos seres humanos no enfrentamento das situações cotidianas.

Em outras palavras, Jung usava os arquétipos para denominar certos padrões do comportamento humano ou papéis sociais, que vêm manifestando-se ao longo de sua história nas mais diversas culturas. Expressam-se por uma variedade de mitos, religiões, lendas e folclores e através de padrões também identificáveis em nosso mundo onírico. 

Representação

O arquétipo serve como um modelo comportamental, uma estrutura capaz de  representar experiências ou elementos significativos de nossas vidas. Verdadeiras potências imateriais, os arquétipos, manifestam-se através de imagens, situações e ideias. Contando sua história através da interpretação dos padrões que representam.

Esses “personagens” têm características que são percebidas de maneira semelhante por todos os seres humanos independente da cultura ou época.

As imagens dos arquétipos são encontradas em mitos, lendas, na literatura, nos filmes e também aparecem nos nossos sonhos.

Um exemplo seria a imagem materna: todas as pessoas têm uma mãe e podem formar uma imagem própria sobre esse papel, mas há semelhanças sobre a mãe na percepção coletiva.

Em síntese, Jung defendia com a ideia de arquétipo é que a existência de ideias primordiais influenciam nossos comportamentos e experiências. Com isso, quando olhamos para os oráculos, analisamos as cartas, no caso do tarot, e cada carta representa um arquétipo. Dessa forma, cada carta representa um momento da vida, uma situação ou comportamento.

Aqui na Casa de Miguel temos cursos para diversos oráculos, conheça aqui.