Segundo a OMS, as meditações promovem a “redução do estado de excitação – e consequentemente da ansiedade – a níveis aceitáveis” e completa que “pode ser um complemento de outras formas de tratamento, é facilmente aceitável pelos doentes e pode ser auto-aprendido”. (Clique aqui e veja a posição oficial da OMS quanto às terapias complementares).
Existem diversas técnicas de meditação, desde as orientais que representam a vertente transcendental, até as ocidentais que representam a vertente da atenção plena.
A técnica da Meditação Conectiva considera ambos lados, compreendendo que meditar é uma prática que pode e deve ser usada para diversas finalidades, desde as mais cotidianas até as mais contemplativas.
As Meditações Conectivas têm por objetivo criar um ambiente reflexivo que permita nos conectarmos com os nossos potenciais interiores, ao mesmo tempo em que nos auxilia na reorganização consciencial, fazendo com que consigamos ampliar nossa percepção sobre a vida.
São três estilos de Meditações Conectivas, uma para cada finalidade:
- Meditações para o Corpo e Realidade Física: focada no conceito de atenção plena, esse estilo de meditação é voltado aos assuntos pessoais relacionados à melhora da saúde, condicionamento físico, alimentação, sono tranquilo, funcionamento do cérebro, desempenho e disposição; e também para assuntos práticos relacionados ao trabalho, aos relacionamentos amorosos, às finanças, às metas e objetivos a serem alcançados e à construção de uma vida próspera em todos os sentidos.
- Meditações para a Mente e Realidade Cultural: focada no conceito de reflexão, esse estilo de meditação é voltado ao autoconhecimento, à tomada de consciência de suas próprias características e preferências, à percepção de suas crenças e valores, à descoberta de seus conteúdos emocionais e o desenvolvimento de competências de relacionamento; e também para as relações com o outro, a empatia, a busca por compreender e respeitar outras visões e modos de vida e o desenvolvimento de estratégias sociais equilibradas que também tragam resultados.
- Meditações para o Alma e Realidade Energética: focada no conceito de contemplação, esse estilo de meditação é voltado aos assuntos que envolvem as percepções do universo interior, dos insights de passado, da conexão com nosso lado divino e a distribuição energética em todo o nosso ser, que acontece por meio da respiração consciente com os chakras; e também para assuntos que envolvem a melhora da intuição, a sensibilidade àquilo que está à nossa volta, tanto no sentido físico quanto extrafísico, além das percepções macro sobre a realidade, que nos ajuda a reconhecer o nosso lugar no universo.
Todas as meditações da Arcanjoterapia são fundamentadas em técnicas modernas de neurolinguística, estimulação áudiovisual e elevação para estados de consciência Alpha e Theta, além de técnicas transcendentais que canalizam energias quânticas angelicais e geram estados de consciência Gamma, resultando em um nível de clareza percepcional superior, que tanto pode ser usado para atividades sensitivas quanto para alta performance no dia a dia. (Conheça um pouco mais sobre ondas Alpha, Theta e Gamma nessa matéria independente).
Conheça nossas meditações
Clique na imagem para ver detalhes:
Você não precisa ser um meditador profissional para iniciar as práticas com as Meditações Conectivas. Elas são guiadas e contém o passo a passo, com começo, meio e fim, para que sejam obtidos os melhores resultados.