Todo o ser humano possui Sete Corpos, nesse texto faremos uma breve distinção entre eles, unindo diversas visões e estudos.
Primeiramente partimos do princípio que temos três “partes”: o corpo físico, o espírito e a alma. E essas partes são divididas em “corpos”.
Corpo Físico
Numa escala de densidade, o primeiro é o Corpo Físico, esse que nos mantém e que nutrimos. O corpo que vemos, a carne, onde habita nosso espírito. O Corpo Físico é constituído de uma condensação energética fornecida pelo Planeta Terra.
Portanto é a parte densa do nosso ser e a única parte que é “mortal”. Tanto esse corpo quanto os outros precisam de nutrição, cuidados e tratamentos.
Espírito
Em seguida, os corpos sutis começam a ser notados. Os próximos quatro que falaremos fazem parte do “Espírito”. Tudo aquilo que sustenta o Corpo Físico.
O Corpo Vital, Duplo Etérico ou Prana é um corpo fluídico onde percorre a energia vital. Para um bom funcionamento da comunicação entre os corpos, é essencial que o Corpo Vital esteja em equilíbrio. Pois toda a desarmonia que houver reflete no sistema orgânico, em outras palavras, somatiza no físico.
É o menos sutil dos corpos, onde se encontram os chakras. Os chakras são pontos de troca energética que sustentam o funcionamento de órgãos e glândulas.
O Corpo Físico e Vital estão tão conectados que, ao respirarmos, absorvemos tanto oxigênio que nutre um quanto prana que nutre o outro.
Corpo Emocional ou Astral é a inteligência que comporta e administra nossos sentimentos e emoções. Aqui também ficam registrados traumas e memórias afetivas.
Quando estamos tristes e nos “forçamos” a deixar esse sentimento de lado, estamos trabalhando com o Corpo Emocional. As informações não são perdidas, são apenas reorganizadas.
O Corpo Racional, também conhecido como Mental Inferior, é o idealizador e o mantenedor de pensamentos e reflexões. Nossa capacidade de raciocínio e estratégia é de responsabilidade desse Corpo.
É a parte responsável pelo intelecto, englobando as percepções dos cinco sentidos e dá forma às ideias.
O Corpo Intuitivo ou Mental Superior se conecta com a nossa alma. É a parte onde nossa moral e caráter estão armazenados. O que nos guia de uma forma mais material, o certo e errado que você sente “em seu coração”.
Alma
Por último podemos analisar as partes da Alma Divina. Começando com o Eu Superior, também conhecido como Búdico.
É o Corpo que retém todas as informações obtidas nas experiências. Um arquivo de todos os acontecimentos, passado, presente e futuro, como um akáshico pessoal. Faz conexão direta com o divino e com o Anjo Guardião. É a inteligência que nos guia e nos orienta através da intuição.
Búdico é uma palavra sânscrita védica que significa “despertar, estar acordado, observar, prestar atenção, assistir, aprender, tornar-se ciente, conhecer, estar consciente novamente”.
E por último temos a Centelha Divina ou Átmico. É a parte mais elevada do princípio humano, a Essência Divina. Sem forma e indivisível. Usado para identificar o “verdadeiro eu”.
Uma fagulha divina em constante evolução que nos trouxe para a experiência humana, conectada com a hierarquia cósmica.
Com exceção do Corpo Físico, todos os corpos possuem uma tênue diferença. Ao mesmo tempo que são fortes e estruturados, são sutis e voláteis.
Se você quer conhecer um pouco mais sobre os Corpos, como estimular cada um e consequentemente, evoluir, conheça nossos cursos!