O que a inveja parece para você?

Você já sentiu inveja? Você já sofreu da inveja ou do “olho gordo” de alguém?

Vocês já perceberam como as pessoas costumam atribuir à “inveja” e ao “mal olhado” tudo de ruim que lhes acontecem?

Se seguirmos pela lei da sintonia energética, de que atraímos tudo aquilo pelo qual vibramos, então estas pessoas que tanto se preocupam com o mal que a outra pessoa está lhe infligindo, certamente deve emitir o mesmo tipo de energia a outrem.

Vejam alguns dos significados da inveja segundo o dicionário online de Português:

1. “Sentimento de cobiça à vista da felicidade, da superioridade de outrem”
2. “Sensação ou vontade indomável de possuir o que pertence à outra pessoa”
3. “Desgosto provocado pela felicidade ou prosperidade alheia”
4. “Desejo irrefreável de possuir ou gozar o que é de outrem.”

Quando refletimos sobre todos estes significados, passamos a nos questionar o porquê precisamos olhar para o outro e querer aquilo que o outro tem? Seja isso algo material, como uma roupa, um carro, um emprego ou um objeto qualquer. Seja isso algo abstrato, como um jeito de ser, uma posição ou um relacionamento. Para ilustrar, geralmente quem é acometido pela inveja pensa assim: a pessoa é alegre e eu sou triste, o outro é bem sucedido e eu me sinto fracassado, a pessoa tem um relacionamento perfeito e eu nenhum, o outro é expansivo e eu tímido.

Olhando por este prisma, podemos observar que a inveja tem origem de uma comparação que fazemos com outra pessoa. E ao nos compararmos com o outro, e acharmos que nossas carências devem ser sanadas por algo que vem do exterior e não do interior, entramos numa grande desilusão e passamos a nos sentir frustrados, nos colocando numa posição de incapacidade, de vítima das circunstâncias ou de injustiçado. Pensando e agindo assim, nunca sairemos deste buraco e nossa vida nunca irá progredir.

Agora, se mudarmos o foco e assumirmos um papel de protagonistas da nossa própria vida, fazendo um trabalho de autoconhecimento, de investimento em si mesmo e de autovalorização, começaremos a ter mais autoconfiança para tomarmos as decisões apropriadas e assim, seguir o caminho de nossa essência como ser único neste mundo.

Ao invés de invejar, passaremos a admirar o outro, sabendo que aquele é o caminho dele e não o meu, e que às vezes, o caminho dele pode ser uma ótima inspiração para que eu siga os meus sonhos, pois a verdadeira batalha é consigo mesmo e não com o outro, com o que você pode melhorar dentro de si e em relação aos seus conhecimentos e as suas capacidades, sabendo que não existe sorte e sim merecimento. E que tudo que você planta hoje irá colher num futuro próximo.

 

Patrícia Furuta

Terapeuta Residente da Casa de Miguel

Para marcar um atendimento Presencial ou Online com a Patrícia, entre em contato agora conosco pelo 11 3721-2479.

Especialidades: Mandalas da Magia Divina, Runas e Intuição.

Horários: Quartas às 14h, 15h, 16h e 17h

5 comentários em “O que a inveja parece para você?

  1. Esse é o caminho para evoluirmos como pessoa, autoconhecimento, autoconfiança e autovalorização. . .
    É muito bom ler mensagens assim para não perdermos o foco de melhorar sempre e não ficarmos estagnados, buscando a felicidade e a realização pessoal sem nos compararmos com o outro.
    Parabéns pelo texto!!!!!

  2. Eu acredito mais na comparação que os seres humanos fazem um com o outro do que propriamente inveja. Talvez essa comparação de olhar o que o outro conquistou e que até o momento o outro não, possa transmitir esse sentimento que é visto como algo negativo ao invés de visto com admiração e desejo de fazer o mesmo. As pessoas ficam muitas vezes pensando e acreditando que estão sendo invejadas e acabam por atrair situações que nos levam a mudar nosso foco e adquirirmos pensamentos negativos.

  3. Inspiração e não inveja
    Auto conhecimento e reforma íntima para tornar a empatia e entendimento ao próximo um ato de amor
    Somos os verdadeiros protagonistas da nossa felicidade…
    Parabéns pelo texto e as reflexões provocadas por ele!!!

Deixe uma resposta

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.