Nossos 7 Corpos

Esse texto foi extraído do material didático Caderno I – Terapia Bioenergética, ministrado por Daniel Souza.

Nossos 7 Corpos

Somos seres formados por 7 corpos, sendo que cada um executa uma função bem definida, conforme a descrição a seguir.

Corpo Físico

É a carcaça carnosa em que vivemos, o corpo somático. Veículo que permite a atuação do espírito na matéria ou órgão elástico que permite o ajuste à freqüências mais densas ou sutis. Escafandro, estrutura constituída por compostos químicos, tecidos, ossos, órgãos, sólidos, líquidos, etc., manipulados pelo fenômeno vida.

Corpo Etérico (Duplo Etérico)

Também conhecido como duplo etérico, é a camada mais próxima do corpo físico. Estrutura extremamente tênue, feita de matéria quintessênciada. Responsável pelo equilíbrio fisiológico, tem a função de estabelecer a saúde.
Nele estão os 7 Chakras principais e é nele que atuaremos com maior intensidade na técnica da terapia Bioenergética.
Na terapia de Acupuntura o tratamento atua nas ligações entre o corpo físico e o duplo etérico através de capilares chamados Meridianos e Nádis.

Corpo Astral (Emocional)

O corpo astral, também conhecido como alma, foi objeto de estudos e pesquisas do filósofo Orígenes, que no século 11, ensinava na escola Neo-Platônica que o espírito tem um corpo vaporoso, a “aura”. No século IV, São Cirilo dizia que: “As almas dos defuntos têm corpos mais sutis que os corpos terrestres”.
Ele é considerado o invólucro espiritual mais próximo da matéria, tanto que pode ser facilmente visto pelos clarividentes. Todos os espíritos que incorporam em médiuns possuem essa estrutura corpórea sutil. Espíritos mais evoluídos que já não o possuem, comunicam-se com os médiuns por sintonia mental, através da intuição.

Corpo Mental Inferior (Concreto)

Responsável pelos 5 sentidos e percepções simples e bem objetivas. Elabora e estrutura princípios de idéias abstratas, buscando sínteses ou conclusões que, por sua vez, são geradoras de novas idéias, responsável pelo avanço científico e tecnológico, além de todo o nosso embasamento lógico-filosófico.

Corpo Mental Superior (Abstrato)

Estruturado de princípios e idéias abstratas, busca sintetizar e concluir, criando teorias, postulados, leis, etc. Avalia comparando, responsável pelo avanço científico e tecnológico. Este tem cores variadas, geradas a partir da qualidade dos pensamentos, por isso, possui freqüência variada.

Corpo Buddhi

Pouco pode se escrever sobre esta estrutura extremamente sutil, a mais próxima do espírito. Considerado como atemporal, assim como o mental superior é possível acessar através dele todas as encarnações pretéritas do espírito, sendo utilizado nas sessões Apométricas nos trabalhos cármicos. Esse corpo é responsável pela elaboração, triagem, seleção e delineamento dos rumos encarnatórios.

Corpo Átmico

Qualquer tentativa de descrever o que designamos por “espírito”, resultará deficiente, porque, para isso, a ineficácia das palavras tem sido comprovada ao longo dos milênios e sucessivas civilizações. O “corpo” átmico ou Espírito puro, esse Eu Cósmico, constitui a Essência Divina em cada ser criado.

Divulgue este material, porém, não se esqueça de citar a fonte ou associar esta página como origem. 

Deixe seu comentário!

Deixe uma resposta

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.