As Bruxas do Bem Saúdam Apolo

O Oráculo de Delfos era o centro religioso mais antigo da Grécia antiga.

A cidade de Delfos abrigava então o mais importante templo da região, este era dedicado à Apolo, e em seu subterrâneo funcionava a parte oracular.

Segundo a mitologia, o local pertenceu primeiro à Gaia, e era guardado pela serpente Píton, sua filha. Apolo assumiu o lugar após matar a Píton.

Através de uma espécie de transe mediúnico, Apolo respondia as perguntas feitas à sacerdotisa conhecida como Pítia.

Antes de entrar no Templo de Apolo, os peregrinos sacrificavam uma ovelha ou uma cabra, que tinha suas entranhas examinadas por sacerdotes à procura de sinais proféticos. Em seguida, os visitantes entravam um de cada vez no templo,  que era rodeado por colunas e apresentavam as consultas à sacerdotisa. Hoje o templo se encontra em ruínas.

Antes de cada sessão, a profetisa descia até uma câmara subterrânea sob o templo, onde inalava vapores “sagrados” que induziam suas profecias. Alguns historiadores acreditam que as respostas eram interpretadas e passadas aos peregrinos pelos sacerdotes. Outros dizem que a própria profetisa falava com o visitante, usando palavras enigmáticas.

Apolo portanto é um deus greco-romano jovem, é o deus solar, deus da luz, da verdade e da profecia, deus do tiro com o arco, da música, da  medicina e da cura, estando ligado também às artes e à poesia.

Era um dos deuses mais cultuados do panteão grego. Na atualidade, Apolo continua sendo venerado  como por exemplo na Wicca, embora  não exista uma ordem pré estabelecida hierarquicamente de culto ou adoração a qualquer deus,  cada qual está livre para aproximar-se do deus ou deusa com o qual mais se afinizar.

Portanto Apolo, filho de Zeus é o deus da profecia, do oráculo, da busca pelo oculto. Seu nome significa “brilhante ou radiante”, e era o mais belo deus do Olimpo.

Cores: Amarelo e dourado.

Velas: douradas.

Oferendas: folhas de louro, velas, poemas, música, arco e flecha, oráculos (ler ou jogar).

Costuma-se colocar algumas folhas de louro (de preferência verdes) no sol, pedindo a Apolo que lhe ilumine, traga força, e coragem. Deixe um tempo ao sol, depois retire elas, colocando embaixo do travesseiro, no outro dia tome um banho com elas, pedindo novamente a força de Apolo, o brilho e  pedindo coisas boas em geral.

Depois pega-se uma folha e coloca-se na carteira, assim, esse feitiço poderoso fará com que você carregue as forças de Apolo sempre com você!

 

Deixe uma resposta

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.