As Pombagiras na Umbanda Sagrada

Quem hoje não pensa no amanhã, amanhã pensará no ontem! 
  (Pombagira Cigana Sete Saias).

As Pombagiras

São espíritos humanos que tiveram várias encarnações e que, com o tempo, obtiveram a permissão da Lei Maior para se assentarem à Esquerda dos Orixás e trabalharem em favor da nossa evolução.
Dentro da Umbanda, o nome Pombagira pode ser traduzido como: mensageira dos caminhos à Esquerda. “Pomba” é um pássaro que já foi usado como correio (pombos-correios); e “gira” expressa a ideia de movimento, caminhada, deslocamento, etc. Como essas Entidades atuam na Esquerda, vem o significado de mensageira dos caminhos à Esquerda.

 

A presença de Pombagira se acentua na Umbanda nas décadas de 1960/70, coincidindo com os movimentos pela libertação feminina, as Pombagiras vieram com mais força na Umbanda, trazendo o arquétipo da mulher forte, destemida, segura de si, sensual (mas NÃO vulgar!), mostrando a força do poder feminino.

O arquétipo de Pombagira assumido pelos espíritos femininos contribuíram para um novo padrão de valor feminino para a sociedade, ajudando muitas mulheres a conquistarem autoconfiança e a recuperarem sua autoestima. Indiretamente auxiliavam a promover uma transformação do olhar masculino e de toda a sociedade para com as possibilidades de atuação das mulheres.

Mais uma vez, nos deparamos com a Espiritualidade Superior buscando formas de nos ajudar a valorizar a figura da mulher e a quebrar mais um preconceito, levando a sociedade a avançar como um todo no caminho da fraternidade, da igualdade e do respeito ao outro.

Fator: Estimulador

Símbolo: Tridente curvo

Oferenda: Rubi, Moeda, Cigarrilha, Brasa, Rosa Vermelha, Terra de cemitério, Champanhe e Punhal.

 

A Esquerda pode ser interpretada de várias formas:

Quem caminha pelas Trevas deve temer!

Quem está perdido na estrada, pode confiar!

Quem está na Luz, saberá respeitar!

 

A Umbanda é uma religião Natural e está em constante crescimento, independentemente da incorporação, as falanges ou hierarquias espirituais sempre estiveram e estarão presentes na vida de todas as pessoas, sejam elas médium ou não, atuando para nos auxiliar em nossa evolução!

Laroyê! Emodjubá!

 

Deixe uma resposta

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.